Efeito

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Explicação acerca dos dez mandamentos

.
Os Dez Mandamentos introduzem o sistema de toda a legislação mosaica, foram escritos em duas tábuas de pedra pelo próprio Deus (Deuteronômio 4.13; 5.22; 10.2-4). Se aplicam primariamente aos hebreus, não a toda a humanidade.
Os Dez Mandamentos são uma parte da Lei de Moisés e não a lei em si mesma. A lei foi dada a Israel como um conjunto de normas para o povo antes de conquistar a terra de Canaã. As leis adicionais foram ditadas por Deus e escritas por Moisés (Êxodo 17.14; 24.4; 34.27; Deuteronômio 27.3, 8; 31.9).
.
Os judeus sofreram 430 anos, aprisionados em regime de escravidão, no Egito, Naquele país, receberam a influência da cultura nativa, da religião e da filosofia de vida. Para romper o aculturamento negativo, a providência divina estabeleceu princípios eternos aos israelitas a fim de que eles aprofundassem o processo de libertação.
.
O Decálogo, único trecho bíblico escrito pelo dedo de Deus (Êxodo 31.8), é considerado por muitos como uma composição de leis duras, porém, os mandamentos que os judeus receberam tinham o objetivo de garantir a liberdade que eles haviam conquistado. Não era o bastante estar fora da sociedade egípcia, era preciso também que todos os hebreus estivessem livres do "espírito" do Egito.
A revelação da lei encontra-se no Pentateuco, também conhecido como Torah (em hebraico: instrução, ensino, lei), é tratado reunido em cinco livros da Bíblia Sagrada, cuja autoria é de Moisés em quase sua totalidade (Números 12.6-8; Deuteronômio 34.10-12; Lucas 24.44). A obra, cujo autor é um dos mais importante profeta do Antigo Testamento, começa com a narração da origem dos céus e da terra e termina com o registro da morte de Moisés - cujo relato é considerado conteúdo escrito por Josué (Gênesis 1.1 - Deuteronômio 34.7-8).
Fonte: União de Blogueiros Evangélicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário